A ênfase dada à proteção de dados nunca foi tão grande. Embora a proteção contra incêndio das infraestruturas de armazenamento de dados seja crítica, os meios para o fazer deverão ser limpos e ter um impacto mínimo no meio ambiente.
Com a evolução da computação moderna, a nossa sociedade está completamente dependente da informação, dos sistemas de informação, da salvaguarda, armazenamento e preservação da mesma. Assim o termo “data center”, passou a fazer parte do nosso vocabulário colectivo, bem como “proteção de dados” e “segurança informática”.
Um datacenter é uma instalação que reúne sistemas computacionais e componentes associados, como sistemas de telecomunicações, armazenamento, segurança e fornecimento de energia de backup.
O centro de dados tornou-se no coração de toda rede empresarial, permitindo a transmissão, o acesso e o armazenamento de todas as informações. Nele, cabos conectam redes locais (LANs) e comutadores, servidores, redes de armazenamento (SANs) e outros equipamentos ativos que permitem o funcionamento de todos os aplicativos, transações e comunicações. É também no centro de dados onde a LAN se conecta a redes de provedores de serviços que dão acesso à internet e a outras redes externas às instalações.
Normalmente projetados para serem extremamente seguros, abrigam milhares de servidores e bancos de armazenamento de dados, processando grande quantidade de informação.
Montados numa área protegida contra acesso indevido, tem piso elevado para possibilitar a passagem de cabos elétricos e de dados, armários metálicos (racks), onde são montados os equipamentos e um ambiente totalmente controlado.
Contam com sistemas de extinção de incêndios, sistema inteligente de deteção precoce de fumo e extinção de incêndio com gás inerte, para não afetar os equipamentos. É fundamental acautelar o eventual processo que despoleta o incêndio, mas é igualmente importante a sua extinção não danifique os equipamentos.
O acesso é controlado por cartões eletrônicos e/ou biometria, monitorização permanente, acesso por porta-eclusa.
Ar-condicionado de precisão com monitorização constante, mantém a temperatura constante, resfriando os equipamentos. Ambiente operacional monitorizado permanentemente, em todos os aspetos, físicos e lógicos.