ÁREAS DE ATIVIDADE

Marinha e Plataformas Petrolíferas

Marinha e Plataformas Petrolíferas

Pode haver diferenças significativas no tamanho e uso, mas todas as embarcações marítimas, barcos e plataformas petrolíferas offshore têm uma coisa em comum, um compromisso absoluto para evitar a deflagração de um incêndio a bordo.

Os riscos para quem trabalha embarcado são os mais variados, mas o mais evidente é o risco de incêndio. Afinal de contas, o trabalho na indústria petroquímica envolve materiais altamente inflamáveis.
O agravante é que os incêndios ou explosões de que falamos não acontecerão em terra firme, mas sim em alto mar.
Logo, a tripulação deve estar preparada para combater incêndios sem o auxílio externo de equipas especializados de apoio.
Por isso, a melhor forma de apagar um incêndio é adotando medidas preventivas.
É necessário evitar o acúmulo de óleos, graxas e combustíveis em porões, bem como sobre instrumentos elétricos e equipamentos que trabalham com alta temperatura;
Evitar guardar panos e trapos em cantos e próximos de equipamentos elétricos;
Não operar equipamentos elétricos em sobrecarga;
Evitar o uso de produtos químicos e inflamáveis próximos a equipamentos elétricos em funcionamento e em locais que operam com alta temperatura;
Não guardar óleos usados para fritura no forno da cozinha;
Nunca solde ou corte materiais sem a presença de uma pessoa de apoio com extintor de incêndio adequado.
Implementar práticas de prevenção básicas como estas é dever de todos os profissionais de segurança do trabalho. Tratam-se de procedimentos que devem ser adotados nas atividades diárias de todos a bordo e para segurança de todos.
Só assim é possível evitar incêndios que podem provocar muitas mortes e a perda total das instalações e infraestruturas.